WhatsApp

Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Indique amigos e ganhe créditos em nossa loja!

Molho de tomate, salada de tomate, tomate recheado, tomate confit, tomate seco, sopa de tomate, tomate grelhado, geleia de tomate, tomate assado, drinque com suco de tomate - o bloody mary. Tomate rende cada receita! Vale ouro na cozinha - não à toa, é chamado de fruto de ouro em italiano: pomo d’oro. Para completar o combo de benefícios, vale saber que os mais vermelhos são ricos em licopeno, que atua na prevenção do câncer e de doenças do coração, além de ser antioxidante. O licopeno é liberado com o calor e melhor absorvido com gordura. Ou seja: um molho de tomate caseiro (como os que você encontra na Orgânico Gourmet) é uma fonte incrível da substância.
 
Existem diversos tipos desse ingrediente tão consumido no Brasil. Ele pode ser miúdo, como o tomate-cereja, ou grande, como o tomate-caqui. Enquanto o primeiro é mais ácido e faz bonito na tábua de frios, o último é mais firme, bom para um molho vinagrete. Entre um e outro existem ainda o débora (menos ácido, bom para fazer tomate seco), o carmem (o mais produzido no país, com bastante água; bom para salada), o italiano (de formato alongado, com menos semente, ideal para molho), o holandês (vendido em ramas, bom para molhos e saladas), o cajá (pequeno, em formato de cajá), o sweet grape (pequeno, de formato alongado e adocicado). E olha que esses são apenas os mais conhecidos. 
 
Como escolher?
Tomate bom é tomate firme, de cor avermelhada, casca brilhante, sem machucados. Mas, melhor ainda? Seja qual for o tipo, o tomate orgânico - como todos os usados na nossa cozinha - será sempre mais saboroso e mais saudável. Como a casca do tomate é bem fina, ele absorve bastante os agrotóxicos usados no cultivo tradicional. Portanto, sempre que puder, opte pelo orgânico com selo de certificação. No caso dos pequenos, vendidos em embalagens plásticas, olhe o fundo da embalagem para certificar-se de que não há nenhum mofado ou partido. Olhe também a data em que ele foi embalado e escolha os mais recentes.
 
Como higienizar
Coloque por alguns minutos de molho em água com algumas gotas de higienizadores de hortaliças à base de hipoclorito de sódio. Enxágue, deixe secar e guarde na geladeira - esse é um ótimo jeito de ter salada sempre à mão, já pronta para consumo. 
 
Boas combinações
São muitas as receitas possíveis com tomate. Ele faz dupla boa com ervas frescas como coentro e salsinha em saladas; com manjericão no molho do macarrão; com orégano no molho da pizza. Na salada, cebola, pepino e pimentão acompanham muito bem o tomate. Refogado com cebola e alho, tempera o feijão, sabia? Geladinho, com sal (sem exagero!), vira lanche saudável da tarde. Passado no azeite quente com bastante alho, vira molho caseiro para um macarrão express!
 


“Um tomate pode ser uma fruta, mas é uma fruta singular. Uma fruta saborosa.
Uma fruta que tem ambições muito além das ambições de outras frutas.”

E. Lockhart, escritora norte-americana