WhatsApp

Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Indique amigos e ganhe créditos em nossa loja!

Hortelã, manjericão, cebolinha, salsinha, orégano, sálvia e até louro: é possível, e muito simples, ter essas ervas em casa sempre à mão. A horta caseira é prática, simpática, aromática - e funciona mesmo em apartamentos. O que é preciso ter? Um lugar para apoiar vasinhos ou floreiras, e sol direto em algumas dessas plantas. O que é preciso saber: qual erva prefere ser plantada sozinha; quanto sol é preciso tomar e quando regar.
 
Você pode comprar os vasos plantados, ou pode partir para uma etapa divertida da horta caseira, que é fazer a própria muda, o que funciona com algumas delas. Um talo de hortelã e alecrim, por exemplo, fica mergulhado em um copo com um pouco de água, que vai sendo trocada todos os dias. Em pouco tempo, as raízes começam a aparecer. Em seguida, basta plantar e regar para ver a muda tomar corpo.
 
Podem ser plantados juntos: alecrim, sálvia e tomilho. Manjericão e orégano. Coentro e cebolinha. Preferem ficar sozinhas: hortelã, cujas raízes tomam muito espaço; salsinha, pois libera substâncias que podem alterar a aparência das vizinhas, e menta, que repele outras plantas. 
 
Como regar: algumas precisam de mais água, outras um pouco menos. O ideal é colocar o dedo no solo para verificar a necessidade de rega. Se você tem pouco tempo, marque para regar de dois em dois dias, pelo menos. Não se deve encharcar o solo.

 

No geral, as ervas não gostam de muito vento, mas não devem ficar em local abafado.
 
Gostam de sol, por cerca de 4 horas por dia: hortelã, manjericão, alecrim, orégano, tomilho, coentro. Podem receber menos sol: salsinha, sálvia, cebolinha, louro.
 
Adubo caseiro: de vez em quando, vale nutrir o solo das plantas com um preparado simples, com ingredientes da sua cozinha. Bata com água, no liquidificador, cascas de ovos e de legumes, talos de verduras e borra de café. Tanto melhor se elas forem orgânicas. Regue as plantas com o preparado. 
 
Além de temperar a comida, as ervas rendem chás e podem se transformar em pequenos buquês aromáticos para decorar a mesa de refeição.
 

 


"Muita virtude nas ervas, pouca nos homens."
Benjamin Franklin, pensador, aforista e personalidade histórica dos EUA