WhatsApp

Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Indique amigos e ganhe créditos em nossa loja!

Para nós, da Orgânico Gourmet, um jeito especial de celebrar a herança gastronômica dos indígenas é preparando uma receita feita de ingredientes que aprendemos a apreciar com os povos originários do Brasil. Por isso, o chef André Galante escolheu o peixe, a mandioca e a banana-da-terra para sugerir um prato saboroso, nutritivo e que faz bonito em uma mesa de comemoração. O toque de alta gastronomia fica por conta da gremolata, um molho feito de ervas e limão siciliano que destaca o sabor do peixe.
 

 

RECEITA
Tilápia grelhada com banana-da-terra e purê de mandioca
1 porção
  

Para a gremolata
15 folhas de hortelã
2 ramos de tomilho
2 ramos de alecrim
1 ramo de salsinha
½ limão-siciliano (raspas e suco)
½ dente de alho
30 ml azeite
 
Pique as ervas bem miúdas e misture com as raspas do limão, o azeite, o suco do limão e a metade do alho cortada ao meio. Deixe na geladeira. Enquanto os sabores se misturam, prepare a refeição.
 
Para o peixe e acompanhamentos
1 filé de 150g de tilápia 
100g mandioca cozida
1 banana da terra
40 ml creme de leite
40g manteiga
Manteiga de garrafa para grelhar
Sal e pimenta-do-reino a gosto
 
Depois de cozinhar a mandioca, escorra e reserve um pouco da água do cozimento. Amasse bem com um garfo ou amassador e volte a mandioca para a panela com a manteiga e o creme de leite. Cozinhe por alguns minutos, ajustando o sal e a textura do purê com a água do cozimento, se necessário. Desligue o fogo e reserve.
 
Descasque e corte a banana-da-terra ao meio, no sentido do comprimento. Se estiver ainda grande, corte cada metade ao meio, no sentido da largura, formando 4 pedaços ao todo. Em uma frigideira quente, grelhe a banana-da-terra na manteiga de garrafa de um lado e depois do outro lado. Desligue o fogo e reserve.
 
Tempere o peixe com sal e pimenta-do-reino e grelhe na frigideira quente, primeiro um lado e depois o outro, sem deixar passar do ponto ou despedaçar. O peixe cozinha rapidamente e é delicado. 
 
Para a montagem
Sirva o purê no centro do prato. Coloque a tilápia em cima do purê e sirva a banana-da-terra ao lado. Finalize com a gremolata sobre o peixe. 

 


"A culinária é uma das maiores expressões do comportamento humano."
Gilberto Freyre, sociólogo, historiador e ensaísta brasileiro