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Assim como a carne, o queijo se encaixa na categoria das proteínas. Mas calma lá: não adianta sair fazendo qualquer tipo de substituição, pois ele não vale por um bifinho. E, assim como as carnes, pode ser menos ou mais gorduroso, já que existem diversas maneiras de preparar queijo. 

 

Calorias de queijos por porção de 100 g

Cheddar: 402 kcal
Queijo prato: 395 kcal
Queijo fresco de ovelha: 381 kcal
Catupiri tradicional: 326 kcal
Queijo coalho: 325 kcal
Muçarela de búfala: 311 kcal
Muçarela: 280 kcal
Queijo feta: 264 kcal
Ricota: 174 kcal
Minas frescal: 145 kcal
Cottage: 98 kcal
Tofu: 61 kcal

 

Os queijos ideais para quem quer emagrecer ou manter o peso são o branco fresco, a ricota, o cottage. O tofu, que não é propriamente um queijo (é derivado da soja, e não do leite animal), é o menos calórico. 

 

Os amarelos, como o minas curado, gruyère, parmesão, provolone etc – têm o sabor mais concentrado, por isso fazem tão bons aperitivos. Porém, são bem oleosos – ou seja, gordurosos. E, portanto, calóricos. O mesmo vale para os azuis, como roquefort e gorgonzola.

 

A gordura não é apenas ruim para quem deseja emagrecer, mas também pode contribuir para o aumento de colesterol. Por isso, esses queijos devem ser consumidos em pouca quantidade. Mas não estão proibidos: olha o nosso Escalope ao Molho de Espinafre e Gorgonzola (foto que ilustra o post).

 

Aqui na Keep Light a gente não gosta de olhar para os alimentos como vilões. Vale saber que o queijo fornece vitaminas do complexo B e minerais como o cálcio, que é importante para os ossos e dentes, além de prevenir a osteoporose. Além do cálcio, queijo tem fósforo, selênio e zinco, e é fonte de probióticos, que auxiliam na flora intestinal. 

 

A categoria Comidinhas da Keep Light tem uma série de snacks e opções de café da manhã que levam queijo - fácil e rápido!

 

Tudo é uma questão de escolha. Inclusive na hora de selecionar os queijos brancos. Percebeu, lá na lista de calorias, que o queijo fresco de ovelha tem calorias parecidas com as de queijo amarelo? 

 

Menos processamento

Além das calorias, que todo mundo se acostumou a olhar, o ideal é ler a parte do rótulo que descreve os ingredientes, e escolher os que contêm menos aditivos químicos. Quanto mais puro o queijo, menos emulsificantes, aromatizantes e corantes terá. Quanto mais aditivos químicos, mais processamento envolvido – daí o nome “ultraprocessados”, categoria de alimentos produzidos em fábricas, que se valem de formulações que imitam o sabor, a textura e o aroma dos alimentos. Mas que não são comida de verdade.

 

Prepare em casa
Falando nisso... Sabia que você mesmo pode fazer alguns queijos em casa? Eles se tornam comidinhas para o meio da tarde, ou mesmo pastinhas para usar no café da manhã, para passar no pão. Também podem virar molho de macarrão e dar um tchã na salada, ou até no risoto. Em quantidades moderadas, sempre.

 

Há uma série de receitas na internet. Uma delas parte do pote de iogurte natural integral sem ser adoçado. Se você misturar 2 potes com ½ colher de chá de sal, ajuda a mistura a drenar. Mais densa, ela se transforma em coalhada, e pode ser temperada para se transformar em dip (mergulhe cenoura, pepino) ou pastinha para passar no pão. 

 

Como fazer? Depois de misturar, coloque o iogurte em um filtro de papel grande (aqueles que se usa para café) e apoie sobre uma peneira, que por sua vez deve estar apoiada em uma tigela. Deixe na geladeira por 6 horas, no mínimo. Depois de pronto, transfira para uma tigela pequena e tempere com azeite e zátar, ou salsinha picada, ou orégano, ou hortelã picada. 

 

Os queijos feitos a partir de castanha (busque por queijo vegano) são boa opção para quem tem intolerância à lactose, e também podem ser preparados em casa. Por serem feitos a partir de oleaginosas, são importante fonte de ômega 3 e 6 – antioxidantes que previnem o envelhecimento celular. Mas cuidado: são bem calóricos!


Suflê Romeu e Julieta: goiabada com queijo cremoso light

 

Boa escolha – e viva a #DietaFeliz!