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Com o tempo, a gente aprende que dieta tem a ver com matemática tanto quanto tem a ver com culinária. O engordar e o emagrecer dependem de números: do quanto você pesa, da sua altura, da sua idade, e o quanto isso representa de gasto diário em relação ao seu consumo calórico.
 

É também uma questão de lógica: o corpo engorda quando recebe mais calorias do que consegue gastar. E emagrece quando recebe menos calorias do que precisa para gastar no dia a dia.


Por mais óbvio que pareça, saber quantas calorias cortar, no caso de quem quer emagrecer ou manter o peso, não é simples. É aí que entra o trabalho do nutricionista, que faz os cálculos baseado não apenas em números de balança, mas também a partir de uma entrevista com o paciente, em que descobre em que pontos o estilo de vida e as escolhas alimentares dele podem estar representando obstáculos ao objetivo.
 
Uma dessas contas é o cálculo de gasto calórico basal, que é a quantidade de quilocalorias (kcal) necessárias para que o corpo mantenha, em situação de repouso ou mesmo dormindo, as suas funções vitais (respiração, pressão arterial, temperatura corporal, batimentos cardíacos, etc.). 


Confira uma média do gasto calórico basal para homens e mulheres de peso e altura médias para o brasileiro(a):


- Homem
35 anos / 1,70m de altura / 70,6 kg: 1.702 kcal de gasto calórico basal diário

- Mulher 
35 anos / 1,58m de altura / 59,8 kg: 1.270 kcal de gasto calórico basal diário


Quando a atividade física entra na conta, os números mudam bastante: podem ir de 1,2 kcal/min de gasto em repouso, para mais de 20 kcal/min de gasto durante o esforço vigoroso.


- Homem
35 anos / 1,70m de altura / 70,6 kg: 2.893kcal

- Mulher 
35 anos / 1,58m de altura / 59,8 kg: 2.032 kcal


Uma bela diferença, certo? É por isso que a atividade física é importante aliada em dietas de emagrecimento, pois acelera a perda de peso. Em tempo: vale saber que 1 kg de gordura equivale a 7.700 kcal.

Na internet você encontra calculadoras virtuais para descobrir o seu gasto calórico basal. De qualquer forma, vale procurar um nutricionista para entender de que forma você pode melhor atingir o seu objetivo, já que cada corpo tem um metabolismo particular, além de possíveis restrições alimentares e físicas; alergias e preferências. 


Na Keep Light, nutricionistas trabalham para oferecer o melhor resultado para dois diferentes objetivos: emagrecer ou comer bem (leia-se manter o peso e/ou alimentar-se de maneira mais saudável), criando receitas com muito sabor, em porções que satisfazem, com menos calorias possível. Na aba dos profissionais de saúde, você confere seleções de pratos e bebidasb feitas pelos nomes mais reconhecidos do mercado. Já buscou o atendimento via chat? O atendimento exclusivo vai ajudar a encontrar o kit ideal para o seu caso.