WhatsApp

Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Indique amigos e ganhe créditos em nossa loja!

Sal e pimenta-do-reino, cebola e alho. Esses ingredientes costumam ser bastante usados para temperar a carne nas cozinhas brasileiras. Que tal ir além? Um tempero especial tem o poder de transformar um bife, levantar o astral do ensopado, e é capaz de levá-lo para longe em apenas uma garfada!

 

Antes de começar a experimentar, vale saber que no grupo das especiarias estão as sementes, as cascas, as raízes e os frutos de plantas secas - muitas vezes, moídas. Bons exemplos: semente de coentro (a planta), canela (casca da árvore), gengibre em pó (raiz) e páprica (pimentão seco e moído).

 

Outra categoria é a de ervas secas, como orégano, tomilho, alecrim e salsa. As "ervas de provence", por exemplo, nada mais são do que uma tradicional mistura de ervas da região da Provença, no sul da França. Existem também as combinações de especiarias e ervas secas, como o curry indiano e a pimenta síria.

Quais desses itens você tem na cozinha? Veja abaixo como fazer boas combinações na hora de preparar carnes: 

 

- Adicione uma rama de canela no preparo da carne de panela e no bife a rolê, ou uma pitada de canela em pó na carne moída. Ela realça o sabor da proteína e traz um quê de Oriente Médio para o prato.

 

- O cominho em pó é uma das especiarias mais populares no Brasil, especialmente no Nordeste. Junto com a combinação básica de sal e pimenta-do reino, é um ótimo tempero para a carne assada.

 

- A páprica tem três variedades: a doce é a básica; a picante é a páprica doce misturada com pimenta, e a defumada é bem diferente, feita com pimentão defumado. Além de sabor, a páprica também dá cor aos preparos. Vai muito bem em ensopados que levam tomate.

 

- A pimenta síria é uma combinação de especiarias como pimenta-da-jamaica, pimenta-do-reino, canela, cravo e noz-moscada. Esse é o tempero que dá o sabor único do quibes, da kafta e da esfiha. Vale usar para mudar o sabor da carne moída de sempre.

 

- Tomilho e alecrim são ervas secas que combinam muito bem com carnes (e são mais fáceis de conservar do que as ervas frescas). O tomilho vai tanto nos ensopados quanto nos assados; já o alecrim, por ser muito marcante, vai melhor no forno. 


Dica de ouro: prepare o seu próprio tempero! Como base, use o sal grosso, depois é só temperar usando a quantidade e a combinação que preferir. Que tal cominho + pimenta-do-reino + tomilho, ou páprica + canela em pó? Bata num processador ou coloque a mistura em um daqueles moedores de pimenta e sal. Moídas na hora, as especiarias e ervas conferem mais sabor ao preparo.

 

 

"O melhor tempero da comida é a fome."
Cícero, filósofo romano