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Peixe grelhado, cozido, assado, frito… Peixe é uma delícia. E é uma ótima opção para ingerir proteínas no lugar da carne vermelha em um ou mais dias da semana. Peixe também é fonte de ferro, de cálcio e de vitamina B12. Além de saboroso, proteico e leve, o peixe é uma importante fonte de ácidos graxos ômega-3

 

Você sabe exatamente o que é isso? Nossos corpos não produzem ácidos graxos ômega-3, que são nutrientes importantes para manter o coração e o cérebro saudáveis. O jeito é obtê-los por meio da alimentação. Todos os peixes contêm o nutriente, mas os gordurosos, como salmão, truta, sardinha, arenque e as ostras, possuem maior concentração. 

 

Conheça alguns benefícios da ingestão regular de peixe:

- Diminui a pressão arterial e reduz o risco de morte súbita, de ataque cardíaco, de arritmia e derrames.
- Ajuda a manter a função cerebral saudável 
- Promove o desenvolvimento da visão e dos nervos do bebê durante a gravidez
- Está relacionado com a diminuição do risco de depressão, TDAH, doença de Alzheimer, demência e diabetes
- Pode prevenir a inflamação e a artrite

 

O Guia Alimentar para a População Brasileira, documento oficial do Ministério da Saúde, orienta comer ao menos uma porção de proteína animal por dia, incluindo o peixe ao menos duas vezes durante a semana, já que o alimento é abundante no Brasil, tanto de água doce quanto de água salgada. 
 

Vai escolher um peixe fresco? Siga as orientações do Guia:
- Ao escolher peixes, observe se possuem pele firme, bem aderida, úmida e sem a presença de manchas. 
- Os olhos devem ser brilhantes e salientes. As escamas devem estar unidas e fortemente aderidas à pele e brilhantes. 
- As brânquias (guelras) devem possuir cor em tons que variam do rosa ao vermelho
intenso, ser brilhantes e sem viscosidade.
- No transporte dos alimentos, evite colocá-los em locais quentes, como, por exemplo, próximos ao motor do carro ou expostos ao sol.
- Guarde os alimentos perecíveis na geladeira ou freezer o mais rápido possível, quando chegar ao domicílio.


Precisa de praticidade no dia a dia?

Já sabe: vai de Orgü. Nossa seleção de pratos ultracongelados com peixe é um sucesso. Tem até ceviche! E assim tem peixe pronto no congelador duas ou mais vezes na semana ;)