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Chegar em casa e só então pensar: "O que vai ter de almoço hoje?". Ou: "O que vamos jantar?". Você certamente já passou por isso, não passou? A solução para essas duas questões é o planejamento. Vale para quem mora sozinho, mas também vale para quem tem família - seja grande, seja pequena. 


Planejar a alimentação garante que você tenha ingredientes sempre à mão, e que não haja desperdício de alimentos. Planejamento também inclui deixar ao alcance do congelador pratos congelados de comida de verdade, como os do cardápio da Orgânico Gourmet, que deixam o dia a dia mais prático (e muito saboroso!). A longo prazo, o planejamento garante uma alimentação saudável, pois impede que, na pressa, se recorra ao fast food, por exemplo. 

 

Como fazer?

Uma boa ideia é criar um esquema semanal do que você pretende comer/servir em cada dia. Não precisa ser elaborado, nem específico. Por exemplo: distribua as proteínas na semana (aproveite para colocar em prática a #SegundaSemCarne, movimento que estimula a diminuição gradual do consumo de carne). Decida quando vai ter frango, ovos, carne, peixe, ou só grãos. 
 

Em seguida, planeje a distribuição de verduras e legumes - uma de cada por dia garante uma dieta mais balanceada. Qual vai ser o dia da massa? Do risoto? Vamos garantir a salada para a semana toda, deixando as folhas ja higienizadas e secas na geladeira? 


Ao fazer distribuições simples como essas, a rotina começa a ficar mais estruturada: você sabe o que precisa comprar e congelar, por exemplo. Também ganha a liberdade de poder mudar de ideia. O filé de frango de hoje passa para amanhã; o risoto que era pra quinta, vira o jantar de quarta-feira...

Uma única regra deve ser respeitada: a validade dos alimentos. Alguns estragam mais rapidamente do que outros, como é o caso das verduras. Vale a mesma dica para a compra de frutas para a semana toda: escolha algumas mais maduras para os próximos dias e outras mais verdes para o fim da semana. Priorize os alimentos orgânicos sempre que possível.


Antes de planejar bem a sua semana, leve em conta: 

. Todas as refeições são feitas em casa? Você leva marmita para o trabalho? 
. Quais pratos podem se transformar em outros preparos? O frango assado do domingo, entra numa salada-refeição no almoço da segunda-feira, por exemplo. 
. O que dá pra preparar a mais e congelar? Carne de panela, molho de tomate, pesto e sopas congelam muito bem; as refeições duplicam e o trabalho é um só. 
. O que vai comer no café da manhã e no lanche da tarde? Pense em todas as refeições para não passar fome, nem se render ao atalho dos ultraprocessados.

 

"Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado."

Provérbio Chinês