WhatsApp

Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Indique amigos e ganhe créditos em nossa loja!

A produção de ovos orgânicos obedece a regras que têm dois objetivos: proteger o animal e garantir alimentos mais naturais para o consumo humano. Isso significa dar tratamento respeitoso a eles, cuidando de sua alimentação, alojamento e abate.
 
Neste caso, a galinha vem antes do ovo, evidentemente. Sua alimentação deve estar livre de agrotóxicos, transgênicos, antibióticos e promotores de crescimento. Na ração, nada de subprodutos de origem animal. Além da qualidade, a quantidade deve ser adequada.
 
Detalhe: existe uma tolerância na alimentação das galinhas de 20% de insumos não orgânicos, caso estes estejam em falta. Mas para os transgênicos, tolerância zero.
 
As gaiolas e o confinamento superpopuloso das granjas também são proibidos: as galinhas devem ter acesso ao ambiente externo e ao movimento livre. Enquanto o espaço de ocupação adequado do pasto é de 0,5m2 por ave no método do ovo caipira, no do orgânico essa área aumenta para 1 a 3 m2 por ave. Um estudo feito na Alemanha descobriu que as galinhas livremente expostas ao sol põem ovos com até 3 vezes mais quantidade de vitamina D3. 
 
Falando em metros quadrados, vale contar que, nos alojamentos do método orgânico, até 6 galinhas devem ocupar 1 m2, contra 7 do sistema caipira. Poleiros, camas secas, ventilação e limpeza do ambiente também são observados no quesito ambiente adequado de moradia.
 
O uso de antibióticos e medicamentos em geral é liberado nas produções de granja; na de ovos caipiras, desde que necessários, não por prevenção. Já no sistema orgânico, existem maiores restrições, como privilegiar medicamentos autorizados pela legislação de alimentos orgânicos, e somente quando houver aves doentes. Assim como acontece na alimentação, há uma tolerância para quimiossintéticos artificiais no caso de as aves doentes estarem em sofrimento ou risco de morte.

In natura e com embalagem própria, os ovos são alimento prático e saudável, importante fonte de proteína. E muito versáteis: além das diferentes formas de cozimento, ovos estão em receitas de massas, tortas e bolos, por exemplo. Quem diria que um item tão delicado assim demandaria tanta dedicação!

 

 

“Quando a pedra cai no ovo, pobre ovo. Quando o ovo cai na pedra, pobre ovo.”

Provérbio chinês