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A alimentação se tornou preocupação – e ocupação – de dez entre dez casas nos países que praticam o isolamento social como forma de controlar a pandemia do coronavírus. O que comer? A que horas parar de trabalhar e começar a cozinhar? Quantas vezes por semana sair para comprar mantimentos? E, afinal, quantos e quais pratos da Orgânico Gourmet encomendar de uma vez só?

 

Essas são preocupações legítimas. Mas uma segunda onda, a que propagandeia saúde e imunidade via alimentos específicos – praticamente milagrosos! –, chegou para trazer questões que nem deveriam existir para aqueles que já são naturalmente saudáveis e que não estão no grupo de risco. O motivo é que quem traz variedade para o prato e come comida de verdade (que são aquelas feitas a partir de alimentos in natura) certamente está com o sistema imunológico bem cuidado.
   
É comum usar a estratégia de consumir laranja para obter vitamina C, ou de comer carne para não ficar com deficiência de ferro. Mas pensar todas as refeições segundo os nutrientes e seus benefícios apenas, não é considerado saudável. Isso tem até nome: chama medicalizar a alimentação.

 

Deixe os nutrientes específicos para os nutrólogos, que sabem como e quando devem receitá-los. Liberte-se. Recupere o prazer de comer comida. Varie as cores, texturas e sabores no cardápio da semana: batata-doce roxa, milho, ervilha-torta, tomate. Um dia carne, outro frango, outro vegetariano. Frutas e verduras, todos os dias. Água, sempre.

 

Se você mora sozinho, marque almoços e jantares virtuais. Se você mora com mais gente, arrume a mesa e desligue a televisão. Recuperar o hábito de fazer da refeição um momento de encontro prazeroso tem impacto positivo na saúde!  

 

O que acha de, em vez de pensar em superalimentos, pensar em super-sabores? A alta gastronomia reserva muito mais do que salgados e doces: inclua ácidos, amargos e azedos, para deixar o paladar bem afiado! O seu corpo vai responder com saúde, equilíbrio e disposição – ótimas armas em tempos de pandemia.

 

"Moderação. Pequenas porções. Prove um pouco de tudo.
Esses são os segredos da felicidade e da boa saúde”

Julia Child