WhatsApp

Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Indique amigos e ganhe créditos em nossa loja!

A receita de massa caseira leva apenas dois ingredientes: farinha de trigo e ovos, ou farinha de trigo e água – guardadas as devidas variações. Mas por que a gente não tem o hábito de preparar o próprio macarrão em casa? Alguns motivos: faz bagunça na cozinha e é demorado, apesar de o preparo ser simples. 
 
Deixa esse trabalho com a Orgânico Gourmet: temos o maior prazer em colocar a mão na massa, literalmente, para preparar nossos ravioli, linguini, gnocchi e caneloni, do zero, com farinha e ovos orgânicos certificados. Além do controle de qualidade, dessa maneira garantimos que a massa fica mais leve, mais saborosa e fresca. Tem outra vantagem ainda: a massa artesanal absorve melhor o molho. É por isso que, na alta gastronomia, assim como na casa de uma tradicional nonna italiana, só dá ela.
 
Falando em nonna, conhece o projeto Pasta Grannies? A britânica Vicky Bennison documenta em vídeo, desde 2014, italianas acima de 65 anos que fazem massa em casa – a mais idosa já registrada tinha 100 anos quando foi para a frente da câmera, há um ano. Além de guardar para a posteridade uma tradição gastronômica secular, Vicky queria celebrar o conhecimento das mulheres mais velhas.

 

É uma delícia ver as nonne preparando tudo de olho, sem pesar ou medir, e depois sovando e abrindo a massa com o matterello – o rolo tradicional italiano, que aparece nas mais diversas regiões do país. Os tipos de macarrão parecem infinitos, assim como os utensílios artesanais criados para dar formato e textura a eles. Já ouviu falar nos tipos de macarrão que levam o nome de lorighittas, scarpinnocc ou garganelli? As possibilidades de mistura de sabores para criar molhos também parecem não ter fim! Vale procurar o canal no YouTube e no Instagram.
 
A Itália é a rainha do macarrão, sem dúvida. Mas registros históricos mostram que a massa foi criada na China e também no mundo árabe, e teria ido parar na Itália vinda desses dois territórios em momentos diferentes. Vem de lá a inspiração do chef André Galante para as massas da Orgânico Gourmet. Tem versão de molho com queijo de cabra, com pesto de hortelã e castanha-do-brasil; recheio de legumes com queijo meia cura… Sem falar no molho pomodoro – também artesanal –, feito com calma e capricho, no melhor estilo italiano. 

 

 
“A vida é uma combinação de magia e pasta.”
Federico Fellini