WhatsApp

Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Indique amigos e ganhe créditos em nossa loja!

Parte importante da organização na cozinha, a higienização de alimentos se tornou ponto de atenção extra com a pandemia. 
 
A maior preocupação são os alimentos que se come cru, já que o calor do cozimento mata os microorganismos que causam doenças.

Veja a seguir a forma mais segura de higienizar e armazenar alimentos para que eles não só fiquem limpos, mas durem mais tempo na geladeira. 
 
Vegetais que serão ingeridos crus: como higienizar
As informações são da Cartilha criada pelo Centro de Pesquisa de Alimentos e pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas, ambos da USP.
 
- Comece retirando as partes estragadas e machucadas dos alimentos, se for o caso.
 
- Lave em água corrente as verduras, folha por folha. Vale o mesmo para frutas e legumes.
 
- Em seguida, prepare o molho: para cada litro de água, adicione 1 colher (sopa) de água sanitária (2 a 2,5% de cloro ativo). Deixe os alimentos submersos na mistura por 10 minutos.
 
- Enxágue os alimentos sob água corrente e deixe secar em peneiras, ou sobre um pano de prato limpo, ou use um secador de salada para as folhas.


Não use
- Detergente sobre a casca das hortaliças: o produto deixa resíduos.

- Vinagre no lugar da água sanitária: o ingrediente culinário não é eficiente para eliminar o coronavírus.


Não mergulhe na solução sanitizante
- Frutas que estejam com fissuras (comum em bananas e mexericas). A água não pode alcançar o interior do alimento. Passe um papel-toalha com água sanitária na casca.

- Repolho e acelga. Melhor descartar as folhas externas (que encostaram em outras mãos ou objetos) e guardar. Lave apenas na hora de usar, depois de cortar. Se for cozinhar, não precisa higienizar.

- Cebola, brócolis, alho-poró, salsão e erva-doce: eles vão estragar mais rápido. Higienize no dia, se for servir cru. Se for cozinhar, apenas passe em água corrente. Nesse caso, lave a faca e a tábua antes de cortar outros alimentos.


Como armazenar
- Depois de secos, guarde na geladeira os legumes e verduras em sacos plásticos próprios, ou em potes com tampa. Deixe tudo fechado, para que não murche ou resseque.

- Use os alimentos durante a semana privilegiando aqueles que estragam mais rapidamente.

 

- Para aumentar o consumo de salada, deixe pronto na geladeira, em potes: cenora e beterraba raladas, tomate cereja higienizado, verduras. 
 
Para prestar atenção:
- Ao planejar o cardápio com antecedência, você compra apenas o que vai usar, reduzindo o uso de água, de tempo de higienização, e de desperdício de alimentos.

- Escolha um dia na semana para fazer as compras e higienizar tudo de uma vez - é mais prático e economiza água.

- Lave ou limpe com álcool 70% as embalagens de comida que entram em casa, incluindo as do delivery - ter um borrifador preenchido com o produto ajuda muito.

- Mantenha sempre limpas a cuba da pia, a bancada, as tábuas e a esponja de lavar a louça, principalmente depois de usá-los quando chega das compras. 

- Lave as mãos com frequência, principalmente quando entra em casa, antes de começar a cozinhar e antes de comer.

 

 
“Eu era um lavador de pratos feliz. Brincando, digo que aprendi todas as lições importantes,
todas as lições mais importantes da minha vida, como lavador de pratos”. 

Anthony Bourdain, chef, autor e documentarista norte-americano