Você sente dificuldade para continuar comendo frutas e salada depois que o outono chega? É que os dias frios não são nada animadores para pratos de saladas frescas e frutas geladinhas.
Mas como hortaliças e frutas não podem sair do cardápio saudável nem no outono, nem no inverno, o jeito é usar a criatividade – e o fogo, às vezes – para transformar esses ingredientes. O jeito de cortar, de preparar e de temperar são capazes de mudar bastante o sabor dos alimentos. Experimente as ideias a seguir!
Adicione castanhas e queijo na salada
Queijo feta, branco, brie ou parmesão ralado; amêndoa, castanha de caju, noz pecã ou pistache: experimente salpicar um de cada categoria na salada de sempre, que vai ficar menos tropical e mais invernal. Dica extra: nos dias frios, deixe a salada fora da geladeira e sirva em temperatura ambiente.
Adicione frutas na salada
Num esperto 2 em 1, experimente juntar uma fruta descascada e cortada à salada de alface, agrião, escarola. Laranja, morango, manga, maçã ou abacate são boas ideias. Elas combinam com pupunha fresco, com cebola e até com tomate. Molho de azeite, vinagre de vinho branco e mostarda Dijon faz combinação de sabor surpreendente nessa mistura de ingredientes doces e salgados.
Prepare saladas com grãos
Em lata, o feijão branco ou o grão-de-bico se mostram dois bons amigos para quem quer preparar uma salada de última hora. O truque é passar na frigideira com mais dois ou três itens, temperar e servir quente ou morno. Ideias: brócolis picado, tomate, pimentão, azeitona, alcaparras, atum em lata, cogumelos. Sirva com folhas verdes e ovos cozidos – jantar garantido.
Kibe de abóbora, quiabo grelhado e ervilha torta
Cozinhe as frutas
Pera e maçã cortadas em pedaços e cozidas em caldo de laranja com mel, gengibre e especiarias: apenas prove. Fica pronto em minutos e pode virar lanche do meio da tarde – ou até acompanhar o sorvete.
Compre as frutas da estação
Aproveite para comer as frutas da época, como figo, morango, caqui, uva. Elas estão no seu ponto máximo de sabor. Inclua o morango na salada de fruta, sirva figo assado com mel, inclua a uva na tábua de queijos. Ao chegar em casa, higienize, seque e guarde para ficar mais prático.
Tartelete de Chocolate e Banana Zero
Aposte na banana
A banana sai na frente das outras frutas, já que não fica tão boa gelada quanto em temperatura ambiente, ao contrário da maioria das outras frutas. Invente novas formas de consumi-la: a banana assada com limão, mel e canela rende lanche quentinho no meio da tarde. A banana amassada vira panqueca rápida no café da manhã, misturada a ovo, um pouco de farinha de aveia, mel e canela.
Hambúrguer de fraldinha e brisket com charutinho de legumes na folha de couve
Asse verduras
Já provou brócolis assado? Fica delicioso! Coloque em uma assadeira os floretes com cabo e folhas já higienizados e secos. Espalhe azeite para besuntar e sal a gosto. Não sobreponha os pedaços. Asse em temperatura média por cerca de 30 minutos, virando no meio do tempo.
O repolho, em fatias grossas, também fica saboroso! A couve cortada em quadrados e assada no mesmo estilo (mas por menos tempo), se transforma em uma espécie de chips.
Parmegiana de frango com brócolis e pupunha grelhada
Cozinhe verduras
O básico do básico é refogar couve, brócolis e escarola, preferencialmente com alho e azeite, como manda a tradicional culinária brasileira. Mas dá para ir além, preparando arroz de brócolis, por exemplo – ele aparece no nosso picadinho, já pediu? O repolho ganha cebola e tomatinho e, refogado, se transforma em salada morna. O espinafre vai na sopa de lentilha. A couve vai na sopa de legumes com músculo.
Use a criatividade e não deixe de incluir esses ingredientes nas suas refeições diárias. Eles são essenciais em qualquer dieta saudável. Se forem orgânicos, como os da Orgânico Gourmet, ainda melhor!
"Salada não é uma refeição. É um estilo."
Fran Lebowitz, escritora norte-americana