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Você sente dificuldade para continuar comendo frutas e salada depois que o outono chega? É que os dias frios não são nada animadores para pratos de saladas frescas e frutas geladinhas.  
 
Mas como hortaliças e frutas não podem sair do cardápio saudável nem no outono, nem no inverno, o jeito é usar a criatividade – e o fogo, às vezes – para transformar esses ingredientes. O jeito de cortar, de preparar e de temperar são capazes de mudar bastante o sabor dos alimentos. Experimente as ideias a seguir!


Adicione castanhas e queijo na salada
Queijo feta, branco, brie ou parmesão ralado; amêndoa, castanha de caju, noz pecã ou pistache: experimente salpicar um de cada categoria na salada de sempre, que vai ficar menos tropical e mais invernal. Dica extra: nos dias frios, deixe a salada fora da geladeira e sirva em temperatura ambiente.
 
Adicione frutas na salada
Num esperto 2 em 1, experimente juntar uma fruta descascada e cortada à salada de alface, agrião, escarola. Laranja, morango, manga, maçã ou abacate são boas ideias. Elas combinam com pupunha fresco, com cebola e até com tomate. Molho de azeite, vinagre de vinho branco e mostarda Dijon faz combinação de sabor surpreendente nessa mistura de ingredientes doces e salgados.
 
Prepare saladas com grãos
Em lata, o feijão branco ou o grão-de-bico se mostram dois bons amigos para quem quer preparar uma salada de última hora. O truque é passar na frigideira com mais dois ou três itens, temperar e servir quente ou morno. Ideias: brócolis picado, tomate, pimentão, azeitona, alcaparras, atum em lata, cogumelos. Sirva com folhas verdes e ovos cozidos – jantar garantido.
 

Kibe de abóbora, quiabo grelhado e ervilha torta


Cozinhe as frutas
Pera e maçã cortadas em pedaços e cozidas em caldo de laranja com mel, gengibre e especiarias: apenas prove. Fica pronto em minutos e pode virar lanche do meio da tarde – ou até  acompanhar o sorvete.
 

Tartelete de coco com manga


Compre as frutas da estação
Aproveite para comer as frutas da época, como figo, morango, caqui, uva. Elas estão no seu ponto máximo de sabor. Inclua o morango na salada de fruta, sirva figo assado com mel, inclua a uva na tábua de queijos. Ao chegar em casa, higienize, seque e guarde para ficar mais prático.

 

Tartelete de Chocolate e Banana Zero


Aposte na banana
A banana sai na frente das outras frutas, já que não fica tão boa gelada quanto em temperatura ambiente, ao contrário da maioria das outras frutas. Invente novas formas de consumi-la: a banana assada com limão, mel e canela rende lanche quentinho no meio da tarde. A banana amassada vira panqueca rápida no café da manhã, misturada a ovo, um pouco de farinha de aveia, mel e canela. 
 

Hambúrguer de fraldinha e brisket com charutinho de legumes na folha de couve


Asse verduras
Já provou brócolis assado? Fica delicioso! Coloque em uma assadeira os floretes com cabo e folhas já higienizados e secos. Espalhe azeite para besuntar e sal a gosto. Não sobreponha os pedaços. Asse em temperatura média por cerca de 30 minutos, virando no meio do tempo.
O repolho, em fatias grossas, também fica saboroso! A couve cortada em quadrados e assada no mesmo estilo (mas por menos tempo), se transforma em uma espécie de chips. 
 
Parmegiana de frango com brócolis e pupunha grelhada

Cozinhe verduras
O básico do básico é refogar couve, brócolis e escarola, preferencialmente com alho e azeite, como manda a tradicional culinária brasileira. Mas dá para ir além, preparando arroz de brócolis, por exemplo – ele aparece no nosso picadinho, já pediu? O repolho ganha cebola e tomatinho e, refogado, se transforma em salada morna. O espinafre vai na sopa de lentilha. A couve vai na sopa de legumes com músculo.  
 
Use a criatividade e não deixe de incluir esses ingredientes nas suas refeições diárias. Eles são essenciais em qualquer dieta saudável. Se forem orgânicos, como os da Orgânico Gourmet, ainda melhor!
 

 


"Salada não é uma refeição. É um estilo."
Fran Lebowitz, escritora norte-americana