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Um novo e extenso estudo sobre o impacto do exercício físico sobre a saúde do corpo foi revelado no início deste ano. A conclusão é que adicionar no mínimo 10 minutos de caminhada no dia a dia pode evitar mais de 110 mil mortes por ano. E isso é muito!

 

Você provavelmente já ouviu falar sobre os benefícios dos tais 10 minutos de caminhada - uma busca simples no Google vai mostrar manchetes de jornal de, no mínimo, cinco anos atrás. A diferença para esta pesquisa mais recente, publicada na revista científica JAMA Internal Medicine e realizada pelo Centro de Controle de Doenças com o Instituto Nacional do Câncer, ambos dos Estados Unidos, é a profundidade do estudo. 

 

Mais de 4.800 pessoas, entre 40 e 85 anos, foram monitoradas por uma semana, entre 2003 e 2006. Paralelamente, foi feito um estudo sobre dados de mortalidade no país e uma simulação do que aconteceria se os participantes, já divididos segundo sua capacidade de movimentação, adicionassem 10, 20 ou 30 minutos de caminhada diária.

 

Os resultados são transformadores, como a gente contou acima, e aumentam quando se aumenta o tempo de caminhada. Ou seja, se você é uma pessoa que pouco se movimenta, basta adicionar esses minutinhos, que podem ficar ainda mais leves se forem compartilhados com outra pessoa: um amigo ou amiga, pra botar o papo em dia, ou o filho(a) adolescente que tem ficado tempo demais nas telas.

 

Benefícios da ginástica
De crianças a sêniores, as pessoas que praticam atividade física regularmente têm benefícios não só para o corpo, como para a saúde mental. Cientificamente, são listados menores riscos de desenvolver:

 

- Doença cardíaca coronária e acidente vascular cerebral (AVC)
- Diabetes tipo 2
- Câncer de intestino
- Câncer de mama (em mulheres)
- Morte precoce
- Osteoartrite
- Fratura de quadril
- Quedas (entre adultos mais velhos)
- Depressão
- Demência

 

Ao mesmo tempo em que evitam doenças, os exercícios físicos frequentes também influenciam de forma positiva:

- Na manutenção do peso corporal
- Melhorando a qualidade do sono
- Ajudando a reforçar ossos e músculos
- No controle da pressão arterial
- Nos sintomas de ansiedade
- Mantendo o sistema cognitivo funcionando melhor

 

Exercícios físicos X Covid19

Quem já testou positivo para Covid pode experienciar mal estar na volta à atividade física, geralmente relacionado ao sintoma de fadiga ou palpitação. Respeitar o corpo e ter o acompanhamento médico neste momento é essencial, assim como se alimentar bem.

 

Para quem desenvolveu Covid longa (quando os sintomas de falta de ar, fadiga, dor nas articulações, dor no peito e palpitações, entre outros, continuam ativos por semanas ou meses após a infecção pelo coronavírus), fazer exercícios físicos, ou mesmo esportes que já se praticava antes, pode ser ainda mais difícil. A orientação de profissionais é essencial nestes casos.

 

Exercícios físicos e dieta
Quando associada a uma alimentação saudável - ou seja, com menos ultraprocessados, com açúcar e sal controlados, além de evitar exageros na ingestão de gorduras -, os exercícios físicos trazem ainda mais benefícios.

Além de potencializar a perda de peso, movimentar o corpo durante a dieta melhora o humor, a imunidade e a disposição numa tacada só.

 

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