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O outono pode até estar batendo à nossa porta, mas os dias de calor devem seguir por meses a fio em todo o país. Para completar o cenário, os cuidados com o coronavírus precisam se intensificar, e isso significa ficar mais tempo dentro de casa, e mais atenção para manter a alimentação sempre saudável. Nossa dica? Não se esqueça do lanche da tarde!

 

Esta é uma refeição que faz a diferença. O corpo precisa de energia entre o almoço e o jantar, e ingerir algum alimento nesse momento vai impedir que você, com muita fome, coma mais do que o necessário no jantar. Ou que, por não ter planejado os snacks, ataque a geladeira ou se renda aos doces.

 

Trazemos dicas.

 

Além de planejar os lanches, preste atenção na qualidade deles. “Em dias de calor, as comidinhas ideais são aquelas que hidratam, já que o corpo tende a suar mais”, ensina o nutricionista da Keep Light Daniel Coni da Silva. Nem precisa ser comidinha: um suco ou smoothie pode ser a solução. 

 

Veja abaixo as orientações do Daniel para fazer as melhores escolhas.

 

. Água é fundamental. Tenha uma garrafa sempre perto e hidrate-se. 

. Água de coco, chá gelado e água aromatizada (com gengibre, que é termogênico, ou limão e hortelã, que refrescam) também são boas opções.

. Sucos naturais e smoothies rendem bebidas refrescantes e nutritivas. Coloque couve no suco, ou salsinha. Elas contêm nutrientes, refrescam, hidratam e ajudam a dar saciedade.

. Evite os refrigerantes, que têm muitas calorias, mas nada de nutrientes. 

. Vontade de doce? Congele banana e manga e bata no processador com leite de coco para fazer um sorvete caseiro, cheio de nutrientes, e com teor de gordura bem reduzido.

. Na categoria comidinhas, comece evitando as frituras, que aumentam a carga calórica do alimento em até três vezes. Além disso, a gordura tem influência em doenças cardiovasculares e nos níveis de colesterol. Prefira snacks assados preparados sem aditivos químicos.

. As castanhas são ótimas pedidas. Mas não exagere na quantidade.

. Frutas in natura são comida de verdade, hidratam, alimentam e entregam fibras e vitaminas para o corpo. 

. As frutas secas são outra opção, porém com açúcar concentrado - melhor comer pouco. Tenha em casa damasco, além de abacaxi, banana e maçã desidratados. 


Seja qual for o caso, evite os ultraprocessados. Se você for uma pessoa muito ocupada e precisa de alimentos prontos para comer, recheie o congelador com as opções da categoria comidinhas e bebidas da Keep Light. Os itens, como o abacate com chia da foto que ilustra este post - chegam congelados à sua casa. Assim fica muito mais prático e fácil.