WhatsApp

Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Indique amigos e ganhe créditos em nossa loja!

Para cada prato há um tipo de vinho ideal. O mesmo acontece com as sobremesas. Seja para acompanhar frutas, ou tarteletes como as da Orgânico Gourmet, os vinhos doces são os mais indicados para finalizar as refeições.
 
O vinho de sobremesa deve, idealmente, ser mais doce do que a sobremesa. Mas como o teor de açúcar das iguarias brasileiras já é geralmente alto (não no caso do nosso cardápio, vale avisar), essa regra não precisa ser observada à risca.
 
O vinho do Porto é um clássico e conhecido vinho doce, obtido pelo processo de fortificação, que é a adição de um destilado de uva na etapa da fermentação. Os late harvest, em que a colheita é feita tardiamente; os Sauternes, da região francesa que produz vinho atingido por um fungo específico, e os ice wines, feito com uvas congeladas, têm algo em comum: a alta concentração de açúcar na uva por conta desses eventos específicos. 
 
Deixar a uva colhida secando, para que fique mais doce (passificar), é uma outra técnica para obter vinhos doces. Já o moscatel, que também existe na versão espumante, é feito com a uva moscato, que tem, naturalmente, alto dulçor. 
 
O açúcar é um conservante natural. Por isso, enquanto um vinho precisa ser consumido em cerca de três dias, o vinho doce pode durar mais de uma semana depois de aberto. Para isso, não precisa ter sobremesa todos os dias: eles também funcionam como aperitivo, acompanham alguns queijos e canapés, e podem ser bebidos como digestivos, depois de um dia de trabalho. 
 
Confira nossas sugestões de harmonização de vinhos doces com as sobremesas da Orgânico Gourmet:

Em tempo: sirva o de sobremesa gelado!


Tartelete de frutas vermelhas
Um espumante de uva moscatel vai realçar a acidez das frutas vermelhas que deixam esta sobremesa superelegante!
 
Tartelete de coco com manga zero açúcar
Que tal arriscar um ice wine, vinho feito com uvas congeladas, para esta sobremesa tão tropical?
 
Cheesecake de requeijão de corte e doce de abóbora
Aposte em um late harvest, ou num Sauternes. Esses vinhos bem adocicados vão bem com sobremesas cremosas.
 
O bolo de abobrinha com ganache de cacau e pistache, o brownie de beterraba e cacau e a tartelete de chocolate 60% têm o chocolate em comum. 
O adocicado vinho do Porto, que tem estrutura, faz bom par com todos eles, já que combina com chocolate!


"Algumas uvas foram oferecidas na sobremesa, após o jantar, a um homem que gostava de vinho. 'Muito obrigado', disse ele, empurrando o prato de lado. 'Não estou acostumado a tomar meu vinho em comprimidos'".
Jean Anthelme Brillat-Savarin, gastrônomo francês, autor de A Fisiologia do Gosto