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Você passa o ano tentando cuidar direitinho da alimentação, fica de olho na balança, procura estar em dia com os exercícios físicos. E vai deixar para perder a mão justo na ceia do Natal, pouco antes das férias de verão? Calma, a gente ajuda você a segurar a onda nas festas de fim de ano. 


Nessa época, tem mais bebida alcoólica, tem mais petisco, mais comidas calóricas e mais sobremesas - pacote completo! Mas é possível aproveitar a ceia de Natal (e a de Ano Novo) com moderação, fazendo boas escolhas. Temos dicas!


Alimente-se bem durante o dia
Ficar muito tempo sem comer vai aumentar o seu apetite. Aí o seu autocontrole, na hora de decidir sobre quantidades e qualidades, vai diminuir...
 

Pule os petiscos

Evitar beliscar antes da refeição principal é muito importante, pois você já fará uma refeição mais calórica. Se não resistir, dê preferência às castanhas e legumes crus – mas sem exageros.


Não pule a salada

As fibras de um prato de folhas verdes e de grãos como a lentilha (em forma de salada), tão comum nas festas de fim de ano, trazem saciedade e evitam que se exagere nos pratos mais gordurosos, que vêm em seguida.


Ou isto, ou aquilo
Selecione os carboidratos disponíveis para diminuir calorias: vai de farofa ou de arroz? Opte por carnes mais magras: coma o peru e pule o tender, por exemplo. Retire a gordura da carne vermelha, ou a pele da ave, ou mesmo a do peixe - um mínimo esforço que faz toda diferença.


Sem repeteco
Faça um prato com pequenas porções de tudo o que você quiser comer, mas não vale fazer o segundo round: um prato e basta. Planeje antes de começar a servir.


Levante-se da mesa
Terminada a refeição, procure sair da mesa. Circule pelo ambiente, retire a mesa, aproveite as crianças, converse com todos os convidados, abra os presentes. Ficar sentado é um convite para beliscar (e aumentar o ganho calórico)!

 

Ah, as sobremesas...

E então, você vai pular as sobremesas, ou faz questão de provar um docinho? Escolha um favorito, ou uma seleção tipo microdegustação. Escolha uma louça pequena para ficar com a sensação de que se serviu bem.


Menos álcool

Bebidas alcoólicas são bastante calóricas. Deixe para o brinde, e comece a noite bebendo águas aromatizadas com frutas e ervas como a hortelã, ou chás gelados (sem açúcar).