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Ingrediente da vez: a berinjela, ícone da culinária mediterrânea. Na Orgânico Gourmet, somos fãs. O legume é a estrela de nada menos do que 5 pratos do cardápio, sem nunca repetir o formato do corte ou a forma como é temperada. Será que você já conhece todos eles?
 
Em fatias redondas e finas, a berinjela se transforma em lâminas perfeitas para montar uma lasanha fit com abobrinha e molho pomodoro artesanal - bem mediterrânea! 
 
Cortada na metade, em formato de canoa, tem a polpa misturada com carne e curry e vira prato principal que sacia, mesmo sendo low carb e sem glúten.
 
Cortada na ponta da faca e na companhia do pesto de manjericão, faz as vezes de pappardelle em versão levíssima, e que pode até virar entrada elegante.
 
Versátil, ela também pode substituir a carne nas versões kafta, com purê de grão-de-bico, e polpeta, acompanhando um spaghetti de pupunha com molho de tomate rústico (foto que ilustra este post).
 
Por aqui, não somos de medicalizar a comida. A berinjela nasceu saudável apenas por ser um ingrediente in natura, e é ainda mais saudável por ser orgânica, cultivada sem agrotóxicos (detalhe: e fica ainda mais saborosa!). Mas sempre vale saber: além de ser boa opção para uma alimentação focada em perda de peso, a berinjela é rica em antioxidantes e ácido fólico, melhora o fluxo sanguíneo, pode prevenir anemia e doenças do coração, além de manter o colesterol sob controle. Só vimos vantagens.
 
Se você também gosta de cozinhar em casa, fique com esta dica na hora de comprar: procure por superfícies bem lisas, já que furos podem indicar a presença de larvas. Se você se incomoda com o amargor típico da berinjela, espalhe um pouco de sal nos pedaços cortados, ainda crus, e coloque-os em uma peneira apoiada sobre uma tigela. Depois de descansar ali por 10 ou 15 minutos, pode partir para o cozimento. 
 


 “Pele brilhante; formato alongado e rechonchudo:
a berinjela é um vegetal que dá vontade de olhar e tocar,
mesmo sem conhecer seu sabor delicioso”.

Roger Vergé, chef francês