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A endorfina, a ocitocina, a dopamina e a serotonina são substâncias químicas naturais que agem no organismo e nos dão sensação de contentamento, bem estar e motivação. 

 

Muitas vezes, uma alteração no humor, ou a falta de energia, pode ser sinal de falta de alimentação saudável, com ingestão de ingredientes in natura como frutas e verduras, além da hidratação promovida pela água. E também de exercícios físicos, que movimentam o corpo e equilibram o funcionamento do organismo.

 

Alguns alimentos são especialmente bons para a saúde mental, porque agem sobre neurotransmissores e reguladores hormonais. Deve ficar claro que comida não é remédio: se você tem sintomas de depressão ou ansiedade, por exemplo, deve procurar ajuda médica. Com a ajuda do nosso nutricionista, Daniel Coni da Silva, e da sua equipe de estagiários do Centro Universitário São Camilo, montamos um guia que explica melhor quais são esses alimentos e como eles agem, além de sugerir itens do nosso cardápio para facilitar a sua escolha!

 

Neurotransmissores e cia.


Dopamina
A dopamina é o neurotransmissor mais importante para a regulação dos processos motivacionais. Essa regulação é a que nos faz agir para alcançar nossos objetivos.


Endorfina
É liberada no organismo diante das situações de dificuldades, como dor e estresse, com a função de atenuá-los. A endorfina funciona como um tipo de analgésico.


Ocitocina
A responsável por promover a sensação de confiança, auxiliando a criação de laços nos relacionamentos de modo geral. Ao olhar com amor para o bebê, por exemplo, o cérebro da mãe libera ocitocina, que ajuda a produzir o leite materno, sabia? 

 

Serotonina
A serotonina cuida da estabilidade emocional, ajudando a regular o humor. A serotonina é um neurotransmissor produzido no cérebro e nos intestinos, mas acaba agindo em todo o organismo. Ela desempenha importante papel no sistema nervoso, como a liberação de alguns hormônios, regulação do sono, temperatura corporal, apetite, humor, atividade motora e funções cognitivas. Quando os níveis de serotonina estão normais, a pessoa atinge mais facilmente a saciedade e consegue maior controle sobre a ingestão de açúcares. Entretanto, isso depende da ingestão alimentar adequada de triptofano, magnésio, cálcio, vitamina b6, ácido fólico e carboidratos. Além do mau humor, a falta de serotonina causa dificuldade para dormir, ansiedade e, em níveis mais extremos, até depressão.

 

•    Alimentos ricos em triptofano: chocolate (não vale o branco), peixe (principalmente atum e salmão), pão integral, arroz integral, queijo, ovo, amendoim, castanhas, banana, leite, aveia.
•    Alimentos ricos em magnésio: sementes, leguminosas, cereais integrais, abacate, banana, castanha-de-caju, espinafre e salmão.
•    Alimentos ricos em cálcio: grão de bico, brócolis, leite e derivados, Espinafre, soja e chia.
•    Alimentos ricos em vitamina B6: alho, espinafre, repolho roxo, brócolis, couve flor, vagem, carnes de porco.
•    Alimentos ricos em ácido fólico: brócolis, amendoim, macarrão, beterraba, arroz branco. 


Alimentos-chave: aposte neles!


Banana
Uma das frutas mais consumidas pelo brasileiro, a banana também é aliada da felicidade. Além de ser fonte de carboidratos que estimulam a produção de serotonina, ela contém vitamina B6, importante na condução dos impulsos nervosos e na prevenção da ansiedade e irritação.


Selecione comidinhas e bebidas com banana do cardápio da Keep Light


Cacau
O cacau é fonte de um aminoácido chamado triptofano, responsável pela produção de serotonina, neurotransmissor que promove o bem-estar. O alimento ainda possui dopamina e feniletilamina e aumenta a endorfina, substâncias que atuam no cérebro e melhoram o humor. Por isso, o chocolate meio amargo é um dos produtos que tem o poder de causar sensação de prazer. Isso acontece porque a versão amarga (que possui pelo menos 70% de cacau na composição) é fonte de triptofano e ainda possui teobromina, um alcalóide da família da cafeína que tem efeito estimulante. O cacau também tem magnésio, eficiente para reduzir os indesejáveis sintomas da TPM. Será que é por isso que o muffin de cacau faz tanto sucesso?

Selecione comidinhas e bebidas com chocolate do cardápio da Keep Light

Mel
Mais de 90% da serotonina é produzida no intestino, e o mel é um importante regenerador da microflora intestinal. O adoçante natural ainda é fonte de triptofano, cujos benefícios nós citamos no item banana. 

Para incluir no pedido já:
Waffle de tapioca e queijo com mel

Salada de frutas

Suco tropical amarelo

Ginger shot