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A primavera é a época ideal para ajudar o corpo a eliminar os excessos que inevitavelmente são cometidos no inverno, estação em que o organismo pede um pouco mais de alimento para se aquecer. Quem atesta é a autora de livros sobre alimentação saudável Sonia Hirsch (“Paixão emagrece, amor engorda” e “Manual do herói” (editora Correcotia), entre outros).

 

Ela busca nos movimentos da natureza - tal e qual a medicina chinesa - uma comparação que explica as necessidades do corpo nessa estação: assim como na primavera, o organismo vai brotar, vai querer deixar sair o que foi recolhido nos dias frios do inverno. 
 
Como isso se dá no dia a dia das refeições? Confira a seguir algumas dicas de alimentação para colocar em prática a partir desta semana: a primavera chega às 10h31 da terça-feira, 22 de setembro de 2020.
 
As ervas de temperar são bem recebidas sempre, mas na versão in natura fazem o prato ficar mais fresco na primavera: aposte em salsinha, coentro, hortelã, manjericão, endro e cebolinha, que podem entrar em saladas, ou picadas na hora de servir o prato quente.
 
Pensando em fazer uma dieta? Aproveite, pois este é o momento ideal para reduzir: o corpo vai gostar de porções menos generosas, pratos leves, muitos vegetais. Em tempo: conheça nossos kits Fit.
 
Monte pratos com cores alegres como as das flores primaveris: o amarelo da abóbora, o verde das folhas e legumes, o vermelho do tomate e do pimentão, o roxo da batata-doce roxa, o laranja da cenoura, o rosa do rabanete...  
 
Prefira legumes cozidos no vapor, que além de manter os nutrientes dos alimentos, são uma oportunidade para dar um tempo da gordura, que aparece no cozimento dos outros alimentos ou mesmo no azeite da salada.
 
Invista nas saladas diariamente. Além das folhas - alface, almeirão, agrião, rúcula -, inclua  hortaliças adocicadas e crocantes como pepino e erva-doce. Tempere com limão, para deixar tudo ainda mais fresco.

 

 
A vida fica mais prática, saudável e saborosa com a Orgânico Gourmet. Selecionamos do nosso cardápio pratos ideais para celebrar a chegada da primavera. 
 
Kibe de abóbora, quiabo grelhado e ervilha torta
 

Gratan de cogumelos selvagens e batata doce com mix de legumes crocantes

 

Ravióli de ricota e castanha-do-brasil ao pesto de hortelã e couve bruxelas à bella norma
 
Escabeche de grão-de-bico com carpaccio de abobrinha grelhada
 
Hambúrguer de fraldinha e brisket com charutinho de legumes na folha de couve
 
Frango empanado no gergelim com molho tarê e legumes
 
Spaghetti de pupunha com polpetas de berinjela, ao molho de tomate rústico
 
Paella de quinoa com frango e legumes
 


“Toda primavera venta, varrendo o inverno, anunciando que um novo ciclo começou. Tudo passa. Também a primavera passará.”
Sonia Hirsch, escritora