Frutas fazem um bem danado à saúde. Elas fornecem fibras e vitaminas que ajudam o corpo a funcionar melhor e a ficar mais resistente contra microrganismos. Frutas também têm água e contam pontos na hidratação. Para completar, elas são naturalmente doces e rendem ótimos lanches da tarde.
Mas… Nem todo mundo se anima com a logística de comprar, higienizar, guardar, descascar. E nem todo mundo tem o hábito de consumir frutas in natura. O que fazer para não deixar esses alimentos de lado na alimentação? Temos algumas ideias.
. Inclua frutas como maçã ou melancia no seu suco verde
. Prepare um smoothie batendo a fruta bem gelada com iogurte ou coalhada
.Incremente: coloque um pouco de iogurte natural não adoçado + granola em uma metade de mamão para o café da manhã
.Incremente o suco: manga combina com cardamomo, melancia com manjericão, abacaxi com hortelã. Limão e gengibre costumam ir bem com sucos de frutas
.Fruta cortada: salpique raspas de limão, ou sirva com creme fresco batido
.Cozinhe frutas com especiarias e um pouco de mel para servir com sorvete no fim de semana
.Inclua frutas na salada de folhas. Combinações possíveis: pera com gorgonzola; laranja com coentro; morango com beterraba; manga com cenoura
.Prepare uma salada de frutas e leve para o lanche no trabalho
.Falando em lanche: banana tem embalagem própria e não tem cheiro forte, rende ótimo lanche
.Congele uvas verdes e coma em dias quentes
.Congele banana e morango picados e bata no processador para transformar em sorvete natural
.Compre semanalmente e na medida do seu consumo. Deixe algumas menos maduras para o fim da semana
.Compre as frutas da época. Elas devem ficar mais em conta e, com certeza, estarão mais saborosas
.Assim que chegar das compras, higienize todas as frutas usando a solução adequada (veja neste post), seque e se organize: morangos na geladeira, bananas na fruteira etc.
.Se você gosta de fruta gelada, refrigere as laranjas e o mamão, que poderiam ficar em temperatura ambiente – isso vai estimular o consumo
Confira algumas opções com frutas no cardápio da Orgânico:
A tartelete de frutas vermelhas é elegante! E a de coco com manga tem uma pegada tropical. A de banana com chocolate lembra o banoffee! Os sucos da Green People são prensados a frio e mantém os nutrientes por mais tempo.
“Seu corpo não é um templo, é um parque de diversão. Coma bem e aproveite o passeio.”
Anthony Bourdain, chef e autor de gastronomia